domingo, 27 de dezembro de 2015

Professor Galdino


Na noite deste dia 16 , quando da apresentação do Coral da Escola Joaquim Valdevino de Brito, e na fala do professor Galdino falei que o mesmo havia sido um presente dos Jubileu de Ponta da Serra em 2007, e os frutos desse presente se via nos dias de hoje com a presença de tanto talentos musicais em nossa comunidade.

Veja nestas imagens como tudo começou.

















BÊNÇÃO DO ALTAR E CHEGADA A IMAGEM GRANDE DE SÃO JOSÉ EM 1940


Em novembro de 2007 durante a semana comemorativa aos 50 anos de criação do distrito e 40 de criação da Paróquia, foi realizada a maior exposição de fotografias de todos os tempos na comunidade de Ponta da Serra, com uma média de 1.500 imagens, e dentre essas, esta relíquia conseguida pelo Ricardo Alencar junto a um dos seus parentes.
Trata-se da Pia Lembrança das grandes solenidades da Bênção da Capela – Altar e da Nova Imagem ( a grande) de São José de Ponta da Serra nos dias 21, 22, 23, e 24 de novembro de 1940. Daí em diante, e por alguns anos, os Festejos ao Padroeiro São José eram realizados neste período do ano.
Vale dizer que até esta data a capela tinha por imagem principal a primeira ( a pequenina) tida como a primitiva ainda do tempo da Casinha de Oração construída pelo fundador José Bernardo Vieira inaugurada em 25 de dezembro de 1895.




HISTÓRIA DO SINO DA MATRIZ DE SÃO JOSÉ DE PONTA DA SERRA



Quando  despertei o interesse pelo estudo  da história de Ponta da Serra, incentivado que fui por Denir Ribeiro, tive a oportunidade de conversar com boa parte das pessoas mais velhas dessa nossa região, isso no início do ano 2000.
Dentre esses, destaco  o Jorge Correia com quem colhi muitas informações, e entre essas a história do sino da  então capela de São José de Ponta da Serra.
Sobre o sino Jorge contou  que chegou da cidade de Crato,  quando da construção da capela no idos de 1930/32, e que o mesmo havia sido tomado emprestado  de uma entidade religiosa que cuida das almas que estava guardado sem utilidade. Após alguns anos, os responsáveis pela capela decidiu fazer o pagamento  em dinheiro para que a entidade pudesse comprar outro.
É sabido  que este sino é muito especial  por ter um excelente timbre , e que na Região do Cariri existe poucos sinos com a qualidade deste.

(Fotos de Luan David)